Tudo pronto? Que nada, pode ser que demore um pouco mais. Como resolver isso?
■ Planejar a garantia de qualidade, com a inspeção periódica e sistemática da aderência do projeto e seus produtos aos padrões do planejamento da qualidade. Se a elaboração do layout do site passar por sucessivas revisões sem que haja um consenso sobre o resultado, é importante avaliar se há conflitos nos critérios de aprovação (ou entre os responsáveis) para que o projeto passe para a próxima etapa.
Todos os processos críticos referentes à criação do site e às atividades para o seu funcionamento são previstos na garantia de qualidade, dirigida às equipes internas e/ ou ao cliente final.
O planejamento da garantia da qualidade inclui:
◊ O estabelecimento e cumprimento das datas de apresentação dos layouts.
◊ A designação de responsáveis no cliente.
◊ O monitoramento e análise dos resultados das etapas, para verificar a aderência aos padrões e eliminar os fatores que levam a desempenhos insatisfatórios.
■ Planejar o controle de qualidade, com o monitoramento e a análise dos resultados, para avaliar a sua aderência aos padrões estabelecidos e eliminar os fatores que produzem resultados insatisfatórios.
Se o tempo de resposta do cliente se estende é importante lembrar que o tempo de produção do Website fica comprometido; havendo casos que gera demandas muito maior que o esperado.
O planejamento adequado para controlar as etapas ajudam no resultado final:
◊ A definição de supervisão de atividades, responsáveis e datas de entrega.
◊ A atualização periódica da avaliação das etapas do desenvolvimento e do cronograma.
■ Consolidar as etapas, em documento com o escopo do sistema da qualidade, padrões e políticas consideradas, interação entre os processos de gestão da avaliação, os requisitos do projeto, os procedimentos, as listas de avaliação.
Se a empresa que realiza o projeto do site está contratando um fornecedor de produto ou serviço de interação ao Website, é preciso registrar nas especificações de trabalho com este fornecedor os requisitos da qualidade, os testes a realizar, os padrões a considerar, as responsabilidades do fornecedor e do contratante, para reduzir as chances de mal-entendidos.
■ Manter um processo iterativo de design ao longo do projeto, com sucessivos processos de design, testes, redesign, novos testes, até o lançamento. Desde as fases iniciais do projeto, é importante realizar testes com usuários no web site para aperfeiçoar aos poucos a interface.
◊ A definição de supervisão de atividades, responsáveis e datas de entrega.
◊ A atualização periódica da avaliação das etapas do desenvolvimento e do cronograma.
■ Consolidar as etapas, em documento com o escopo do sistema da qualidade, padrões e políticas consideradas, interação entre os processos de gestão da avaliação, os requisitos do projeto, os procedimentos, as listas de avaliação.
Se a empresa que realiza o projeto do site está contratando um fornecedor de produto ou serviço de interação ao Website, é preciso registrar nas especificações de trabalho com este fornecedor os requisitos da qualidade, os testes a realizar, os padrões a considerar, as responsabilidades do fornecedor e do contratante, para reduzir as chances de mal-entendidos.
■ Manter um processo iterativo de design ao longo do projeto, com sucessivos processos de design, testes, redesign, novos testes, até o lançamento. Desde as fases iniciais do projeto, é importante realizar testes com usuários no web site para aperfeiçoar aos poucos a interface.
Considerando fatores básicos é mais fácil entregar um produto final de melhor qualidade e com garantias superiores de performance do Website.